A ClassCasa vai à Londres

O arquiteto Louis Henri realiza sonhos, com design de luxo atemporal que expressa originalidade e imaginação.

Nessa edição, o Classarquiteto dá um giro pelo mundo e aporta em Londres, capital da Inglaterra. País com os mais diversos estilos arquitetônicos, onde estão os exemplos da arquitetura mais ousada do planeta. Até os dias de hoje nenhuma outra cidade europeia iniciou tantas tendências arquitetônicas durante a sua história como a cidade de Londres. Exemplo dessa miscelânea de conceitos é o designer de interiores Louis Henri, londrino que atua no mundo inteiro levando o conceito do estúdio que leva o mesmo nome.

O estúdio trabalha com arquitetura de interiores e serviços de design para clientes exigentes em todo o mundo, planejando cada elemento usando o melhor do artesanato e acabamentos. Louis Henri Bührmann nasceu na África do Sul em uma família de engenheiros, viciado em ‘criar coisas’ desde pequeno, ele e seu irmão Balthasar usavam a garagem da casa para trabalhar com madeira e metal, planejando trabalhar juntos um dia. Formou-se em Arquitetura de Interiores, na Universidade de Joanesburgo, e após a conclusão do curso se mudou para Londres, em 2002.    Foram seis anos adquirindo experiência profissional até fundar sua própria empresa.

Cada aspecto do seu design expressa originalidade e imaginação. Trabalha na indústria do design de interiores de Londres há mais de 15 anos. Para criação de suas peças, Louis encontra inspiração na art déco e também em designers como Ruhlmann e Arbus. “Eu quero criar as peças de época de amanhã”, explica Henri. Com mais de uma década de experiência em design de luxo, o port fólio de Louis inclui apartamentos opulentos em Londres e Paris, um refúgio de luxo em Dubai, um palácio na Arábia Saudita e uma vivenda requintada no sul da França, entre outros.

Usando estilos de vida de seus clientes como o ponto de partida para seus projetos, Louis gosta de fazer projetos completos, onde pensa cada elemento, desde o mobiliário à iluminação e arte, levando exclusividade aos clientes. “Nos meus interiores, eu quero que o cliente sinta que está entrando em um mundo diferente e melhor”, completa. Louis é um polímata. Tem um ávido interesse sobre tudo, desde a arte, artesanato, história, lugar e a maneira como as pessoas vivem e trabalham.

“Eu quero colocar um sorriso no rosto dos clientes ao verem meus projetos”. A empresa assume apenas dois a três projetos por ano, para garantir que cada elemento seja projetado individualmente, trazendo para o ambiente os melhores materiais e artesanato de alta qualidade. Louis Henri Bührmann também projeta uma coleção de móveis sob medida e de edição limitada, iluminação, acessórios e obras de arte, todas exibidas na galeria da empresa do designer. O espaço lançou recentemente uma coleção de mobiliário, iluminação e tapetes.

Cada item tem caráter distinto, uma nova evolução de uma forma clássica, um tom de humor, com excentricidade ocasional. Algumas peças fazem uma referência à vida selvagem da África. O espaço também exibe Louis Henri pinturas de paisagens. “A Louis Henri Interiores não é apenas uma bela casa. É um investimento em meu próprio estilo, uma casa com valor intrínseco para os próximos anos”, diz.