Ana Dácia Crisóstomo Lima

Em época de sustentabilidade e respeito à natureza, onde a arquitetura pensa, antes mesmo da fundação do projeto, no prejuízo que o meio ambiente pode sofrer, apresentamos uma arquiteta que já levantava essa bandeira 

mesmo antes dela virar moda.

Arquiteta Ana Dácia Crisóstomo Lima

Arquiteta Ana Dácia Crisóstomo Lima

Ana Dácia Crisóstomo Lima, do escritório que leva o mesmo nome, participou, como colaboradora do escritório de Geraldo Magella, no final da década de 60, da equipe que projetou o Complexo Rodoviário de Salgadinho, que liga a cidade do Recife à Olinda, projeto que defendeu a preservação do mangue e os grandes jardins para espaçamentos entre as vias e viadutos e as largas calçadas gramadas. Ana Dácia vislumbrou o futuro na arquitetura desde a infância, construindo esculturas de casas de areia de praia. Formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco, e em edificações, pela Escola Técnica Federal, sempre acreditou no poder da transformação dos espaços. “Dar vida aos espaços vazios e transformar sonhos em ambientes reais e vivenciais”, é a máxima da arquiteta.

Os projetos desenvolvidos pelo escritório, respeitam o perfil do cliente e a dinâmica familiar e corporativa. Ana Dácia participou do projeto dos dois prédios do DNER, no Recife. Além disso, atuou como arquiteta da Previdência Social durante duas décadas. Responsável pelas obras dos hospitais Barão de Lucena, Getúlio Vargas e Agamenon Magalhães, todos na região metropolitana do Recife. “Esses projetos nos deram experiência e ânimo para acompanhar os progressos e desafios da arquitetura contemporânea.

A partir de então pude me dedicar integralmente a arquitetura personalizada acompanhando os progressos com alegria e paixão, compartilhando uma arquitetura funcional e prática, buscando o luxo na simplicidade de cada elemento e no conforto visual”, explica a arquiteta que busca inspiração nos trabalhos desenvolvidos pelo arquiteto Geraldo Magella Loreto da Motta.

O escritório atua projetando para as áreas residenciais, comerciais e de interiores, criando, participando de todas as etapas do serviço, desde da escolha do terreno, a elaboração de projetos de arquitetura, ambientação, luminotécnica e acompanhamento das obras, incluindo a escolha de louças e cristais. Buscando a harmonia entre os anseios do cliente e a vocação da obra, trabalhando sempre com uma arquitetura contemporânea e elegante, a arquiteta desenvolveu projetos no estado de Pernambuco, Alagoas, Goiás, São Paulo, Brasília, e também na Florida, USA.

O luxo e a simplicidade impressas no trabalho de Ana Dácia podem ser vistos nos projetos apresentados nesta edição do ClassArquiteto, que lhe convida a conhecer um pouco mais sobre a arquiteta. Este projeto foi executado com a participação da designer de interiores Melissa Lima.