Clássico! Poá é a estampa da vez; descubra como o usar o print

Tão clássicas quanto as listras, as bolinhas – ou poás – vêm estampando os looks das europeias desde o inverno passado (no início do ano).

Ultrafeminina, e com toque divertido, a padronagem, no entanto, combina com qualquer estação do ano e permite infinitas formas de uso, prometendo agradar desde as mulheres mais tradicionais até as fashionistas graduadas.

Por Deborah Couto

Para começar, peças estampadas com bolinhas são facílimas de serem encontradas em lojas de todos os preços. Além disso, elas têm um ar romântico e bem feminino, como mostrou Isis Valverde em evento em São Paulo. A estampa também é uma das favoritas de Kate Middleton, e já apareceu em diversos looks da duquesa. Para deixa-las mais modernas, vale apostar num mix de estampas, com prints mais ousadas ou com outros clássicos. Por exemplo, as peças em bolinhas costumam combinar com outros itens em xadrez ou listrados, como foi visto no desfile da Moschino por exemplo. Mas se o caso for ousar mais, vale apostar na combinação poás + floral ou qualquer outra estampa que crie um contraste.

STAMPAS DIFERENTES, CARTELA DE CORES PARECIDA

As chances de acertar no mix de estampas aumentam quando duas peças com padronagens diferentes seguem a mesma cartela de cores. Mas isso não é uma regra. Se a vontade for de ousadia, a aposta em um “choque total” de estampas também é super válida! O mix mais fashion do momento, no entanto, é entre duas (ou mais) padronagens de…. bolinhas! O truque tem a cara das francesas e fica, ao mesmo tempo, elegante e muito divertido.

MIX DE TEXTURAS PARA DEIXAR O LOOK INTERESSANTE

Quem não gosta de colocar duas estampas no mesmo look pode mudar de estratégia e apostar em outras formas de deixar a produção interessante. O mix de texturas, por exemplo, está em alta e faz o visual ter mais camadas. Um vestido de verão (o hit de agora é o vestido-envelope) pode ganhar ares invernais ao ser combinado com uma malha de lã ou com um casaco felpudo. Já uma camisa em tecido fluido fica linda com jeans e acessórios em tons contrastantes.

QUERIDINHA DAS PRINCIPAIS GRIFES

A trend que faz sucesso desde o início do século passado (e esteve presente na primeira coleção de New Look), às vezes ressurge com bastante força nos looks propostos nas passarelas. Mais recentemente, as bolinhas foram vistas nos shows da Rodarte (como o de Millie Bobby Brown), Miu Miu, Dolce & Gabbana, Carolina Herrera e de duas das grifes mais expoentes desse momento fashion: Jacquemus e Balenciaga (sob o comando de Demna Gvasalia).

Clássico fashion: as estampas de bolinha fazem seu retorno na moda. No look Moschino, cheio de babados, as bolinhas fizeram um mix com a risca de giz e a meia arrastão. Foto: Getty Images / PurePeople

Carolina Herrera apostou nos micropoás para criar uma nova camada ao visual de festa. Foto: Getty Images / PurePeople

Dolce & Gabbana incestiu no maximalismo dos babados misturados aos poás grandões. Foto: Getty Images / PurePeople

A grife francesa Jacquemus propõe um visual mais limpo e cheio de charme. Foto: Getty Images / PurePeople

Um recurso chiquérrimo: poás sobre tule, aqui misturado à renda no look de Philosophy di Lorenzo Serafini. Foto: Getty Images / PurePeople

A Dior mesclou o poá discreto ao animal print. Foto: Getty Images / PurePeople

A Miu Miu propôs as bolinhas em 3D. Foto: Getty Images / PurePeople

Clássico fashion: as estampas de bolinha fazem seu retorno na moda. Foto: Getty Images / PurePeople

Bruna Marquezine em Cannes usando Phylosophy di Lorenzo Serafini. Foto: Getty Images / PurePeople

Isis Valverde vestindo look Dior em evento em São Paulo. Foto: Divulgação, Cleiton Thiele / Pressphoto / PurePeople

Bolinhas em looks mais formais: Millie Bobby Brown de look Rodarte. Foto: Getty Images / PurePeople

Fonte: PurePeople