DECOR Marimekko

A finlandesa MARIMEKKO é atualmente uma das marcas mais descoladas e divertidas do mundo. Seus tecidos e estampas encantam pela sutileza e cores fortes, em contraste com a paisagem acinzentada e gélida da Finlândia durante boa parte do ano. Com alta qualidade nas estampas e tecidos, além de uma criação que geralmente surpreende, a marca assina diversos produtos com modernidade e inovação, virando referência de design para celebridades e descolados pelo mundo afora.

A história da marca se mistura com a do design na Finlândia, país referência para quem entende do assunto. Tudo começou no início dos anos 1950 quando a designer Armi Ratia pediu a um gru-po de amigos artistas para aplicar seus desenhos gráficos simples e coloridos em tecidos. Com o intuito de mostrar como o tecido poderia ser empregado, a empresa de seu marido Viljo, que havia fracassado como uma estamparia, resolveu produzir e vender uma pequena linha de vesti-dos simples usando essas estampas.

Finalmente no dia 25 de maio de 1951 o casal fundou a MARINEKKO com uma empresa separada para produzir roupas. A primeira coleção de roupa da marca foi criada por Riitta Immo-nen e apresentada oficialmente ao público através de um pequeno desfile realizado em um chi-que hotel da cidade de Helsinque. No ano seguinte a empresa já inaugurava a primeira loja pró-pria da nova marca.

Em 1953 a designer Vuokko Nurmesniemi foi contratada pela empresa e se tornou parte importante do processo de sucesso e popularização da marca, especialmente depois de criar a estampa listrada batizada de Piccolo, que se transformou em um ícone da MARIMEKKO, e a ca-misa Jokapoika, que também utilizava uma estampa listrada.

Em 1956 as exportações começaram, inicialmente, para países europeus. O prestígio in-ternacional da marca finlandesa rapidamente cresceu nos dois anos seguintes, especialmente em virtude da participação em importantes feiras europeias do setor, além de um desfile de moda em Milão. Em 1960 a empresa inaugurou sua primeira loja internacional na cidade de Esto-colmo, na Suécia. Nesta época, Annika Rimal começou a trabalhar para a empresa, e suas cria-ções inovadoras eram presença constante nas capas de grandes revistas de moda internacional.

Em 1968 a marca assinou seu primeiro contrato de licenciamento na Finlândia. A década de 1960 também foi marcada pelo imenso sucesso internacional da marca e suas coloridas es-tampas, especialmente a ESTAMPA FLORAL UNIKKO, criada pela designer Maija Isola em 1964. Além de tecidos e roupas, a marca ganhou enorme reconhecimento pelos seus objetos para decoração interior, se transformando em uma marca de estilo de vida.

Ainda nesta década, a marca se tornou extremamente famosa nos Estados Unidos graças à bela e elegante Jackie Onassis, que usou oito vestidos da MARIMEKKO durante a campanha presidencial de seu marido John Kennedy. Com isso, a marca finlandesa, através de seus vesti-dos e da bela Jackie O, estava estampada diariamente na capa dos principais jornais e revistas de moda, o que gerou enorme visibilidade. No início da década de 1990, o prestígio estava profun-damente abalado e a situação financeira era tão ruim, que a empresa quase foi à falência. A sal-vação atendeu pelo nome de Kirsti Paakkanen, que adquiriu a empresa em 1991, introduziu no-vos métodos de negócios e tirou a marca do marasmo em poucos anos. Mas talvez o fator mais importante para recuperação do prestígio mundial da marca tenha sido o seriado Sex and the City. Isto porque a personagem principal da série, Carrie Bradshaw, interpretada pela bela Sarah Jéssica Parker, usou um biquíni e um vestido MARIMEKKO na 2ª temporada.

Era tudo o que a marca precisava para alcançar grande visibilidade e se tornar desejada novamente. Com a chegada do novo milênio, a marca voltou a estar em alta e ser desejada por celebridades e pessoas formadoras de opinião. Além disso, outras marcas de sucesso começa-ram a licenciar as estampas para serem utilizadas em uma infinidade de produtos. Aproveitando o bom momento, a empresa inaugurou novas lojas próprias em cidades importantes do mundo e investiu na modernização de sua fábrica na Finlândia, o que permitiu melhorar ainda mais a qua-lidade de seus tecidos e estampas.

A marca iniciou em 2006 uma série de concursos onde os designers vencedores tinham suas criações incorporadas à linha de produtos. Ainda neste ano, a empresa iniciou a inauguração de duas dezenas de lojas no Japão, um dos países que mais consomem seus produtos.

Atualmente os produtos da MARIMEKKO, que englobam desde roupas, tecidos, bolsas, malas e acessórios até objetos para decoração de interiores e artigos para papelaria, são vendi-dos no site da marca, em aproximadamente 90 lojas próprias, algumas multimarcas e na badalada rede americana Crate & Barrel, abrangendo assim mais de 40 países. Quase metade de suas lojas está localizada na Finlândia e no Japão. Além disso, a MARIMEKKO licencia suas divertidas estam-pas para outras empresas como Avon, All Star, MAC, Miss Sixty, H&M, entre outras.

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