Descubra os atrativos de Moscou

PorRodrigoCallado

Uma das maiores metrópoles da Europa, Moscou está em evidência por ser sede de um dos maiores eventos esportivos internacionais, a Copa do Mundo deste ano. Mas a capital da Rússia vai além da ideia comum de frio, vodka e, agora, futebol. Ela abriga grandes atrações para turistas de todas as partes do mundo.
MoscouNo verão russo, e especialmente neste período em que os olhos do mundo se voltam para a cidade, descobrir as belezas de Moscou pode ser uma viagem inesquecível. Maior país em área territorial do mundo, a Rússia transmite essa grandeza em Moscou. Lá, quase tudo impressiona pela extensão e importância, sem deixar de lado a modernidade. Moscou estatuaUm dos cartões-postais indispensáveis é o Kremlin – nome que significa “fortaleza dentro de uma cidade”. Residência do presidente do país, o local abriga palácios, catedrais e torres. Conhecê-lo é possível passando por outro ícone russo, a Ponte Bolshoy Kamenny, que foi reformada pelos arquitetos Mikhail Minkus, Vladimir Shchuko e Vladimir Gelfreich.

Recentemente, o arquiteto Rem Koolhaas realizou o projeto do Museu de Arte Contemporânea Garagem, que recebeu o nome por ter sido local de exposição sediado no prédio de uma garagem de ônibus. Hoje, o espaço é um dos principais centros culturais de Moscou.

Cidade de Moscou

Interessante também é conhecer o edifício do Telégrafo Central, que mistura um pouco de Art Déco e Construtivismo, tendo sido projetado na década de 1920 pelo arquiteto e engenheiro Ivan Rerberg.

Ponto turístico praça vermelhaAs imagens da Praça Vermelha estão entre as mais veiculadas quando se fala de Moscou. Nela, é possível andar a pé para conhecer outros pontos turísticos como o Kremlin, a Catedral de São Basílio, o Mausoléu de Lênin e o Museu Histórico do Estado.

Neste último, que levou 11 anos para ser construído e foi inaugurado em 1883, há em torno de 5 milhões de artefatos e 14 milhões de documentos da história da Rússia e do mundo, a exemplo do sabre de Napoleão. Tantos artigos que é praticamente impossível ver todas as exposições em um único dia. Para contemplar o visual de Moscou, nada melhor que o Deck de Observação da cidade. Localizado no alto do Business Center Imperia, o espaço possibilita que os turistas vejam a Catedral de Cristo Salvador, a Universidade Estadual de Moscou e o Hotel Ukraina, só para citar algumas atrações.

Visão da cidade de Moscou

Se a Torre Eiffel é visível de qualquer lugar de Paris, o Hotel Ukraina assume a mesma importância para Moscou. Com 34 andares projetados pelo arquiteto Arkady Mordvinov e inaugurado nos anos 1950, o edifício-símbolo foi ideia de Joseph Stalin. O político queria construir sete torres (entre elas, o prédio da Universidade Estadual de Moscou) próximas ao rio Moskva.

O ator Robert de Niro já se hospedou no hotel. Felizmente é possível desfrutar do que o Ukraina oferece sem estar hospedado nele. Há restaurantes e bares abertos 24h prontos para oferecer o que Moscou tem de melhor na gastronomia. Com beleza e grandiosidade, Moscou pode encantar turistas de todo o mundo. A cada estação, diferentes atrações tomam a Praça Vermelha e, inclusive, mudam os hábitos dos moradores. Variedade que, com certeza, merece novas visitas.