Estilo hygge: tendência de decoração que preza pelo aconchego e simplicidade

Podemos dizer que o Hygge (lê-se “hue-gah”) não é um estilo, e sim uma atitude. Seu principal objetivo é transmitir conforto, paz, aconchego e bem estar para a sua rotina. E como a nossa casa deve refletir o nosso estilo de vida, o hygge foi introduzido na decoração para justamente adicionar essa identidade.
Por Sheila Almendros

FOTO: REPRODUÇÃO / AGNIESZKA KARAŚ

De origem dinamarquesa, o conceito surgiu com a necessidade de criar um ambiente quente e acolhedor nas frias casas nórdicas. Para isso, fez-se necessário valorizar ao máximo a luz natural (já que na Dinamarca o sol aparece somente por algumas horas do dia), e também adicionar elementos naturais que oferecem uma composição simples, mas ao mesmo tempo, proporciona sensações de aconchego, como a madeira, velas, plantas e texturas macias.

A beleza desta tendência está nos pequenos detalhes, que faz da simplicidade da decoração algo pessoal e intimista. Quadros com gravuras minimalistas e porta retratos com fotos da família e de momentos marcantes adicionam ainda mais a marca do morador dentro deste estilo. E quanto mais pessoal for o espaço, mais apropriada fica a decoração.

Decoração hygge: muito além da estética

FOTO: REPRODUÇÃO / AGNIESZKA KARAŚ

O estilo de vida Hygge é muito marcado pelo conforto e leveza. Não é algo que se compra, e sim criado pelo morador da casa, que faz do ambiente um local muito mais particular e intimista.

Segundo a arquiteta Vanessa Sant’Anna, a palavra-chave é o conforto. “Para criar ambientes neste estilo, abuse de peças aconchegantes, macias e que ‘abracem’ os usuários dos ambientes. Use muitas almofadas, ‘jogue’ mantas no sofá, espalhe velas pela casa, dê preferência a móveis acolhedores e deixe a luz natural invadir o espaço o máximo que ela conseguir, mas se isso não for possível, invista em ambientes com paredes claras para aumentar a sensação de amplitude e melhorar a iluminação interna”.

A iluminação é essencial no estilo hygge

FOTO: REPRODUÇÃO / DIY INTERIOR PRINCESS

O hygge surgiu também com a necessidade de melhorar o modo de vida dos dinamarqueses, e isso inclui valorizar o máximo possível a luz natural. “Quanto mais aberto ao exterior o ambiente for, melhor. Abuse das aberturas, ambientes com janelas amplas, cortinas fluidas e transparentes, móveis e objetos de decoração em cores claras que ajudem a refletir a luz e a tornar os ambientes mais iluminados”, explica a profissional.

Velas e demais objetos decorativos

FOTO: REPRODUÇÃO / CECILIE GRÆBE

Velas também são excelentes recursos para adicionar uma iluminação mais aconchegante ao ambiente hygge, e a versão perfumada é um bônus para estimular os sentidos.

Sant’anna sugere também outros objetos, como almofadas e mantas macias, gostosas ao toque, castiçais, tapetes fofos, entre outros. “Vale investir também em louças bonitas que além de serem super úteis, ajudarão a compor a decoração e farão parte das reuniões familiares em volta da mesa”.

Usa-se tecidos pesados na decoração hygge

FOTO: REPRODUÇÃO / NATALIE MARIE

Como na Dinamarca faz muito frio, tecidos pesados são muito utilizados para compor a decoração, principalmente com mantas jogadas na cama e sofá, além dos aconchegantes tapetes e capas para cadeiras e bancos.

Esses itens podem ser usados facilmente em nosso inverno e, para as outras estações, podem ser adaptados à nossa realidade. “Tecidos naturais e texturas macias são mais indicados, pois deixam qualquer ambiente mais confortável”, explica a arquiteta.

As cores neutras prevalecem

FOTO: REPRODUÇÃO / STEVEN VAN COMPERNOL

Para ressaltar a luz natural, é necessário aplicar cores neutras no ambiente, mas não necessariamente deixar a decoração sóbria demais. Para isso, Vanessa explica que “a paleta de cores ideal para este estilo é composta por tons neutros e claros. As cores indicadas são os tons pastel. Caso seja fundamental o uso de cores mais vibrantes, o ideal é eleger apenas uma cor e empregá-la em detalhes pontuais, sem exageros”.

Muita madeira!

FOTO: REPRODUÇÃO / DESENIO

A madeira, assim como outros elementos da natureza, é responsável por “aquecer” o ambiente, e este recurso deve ser adicionado na decoração em pontos estratégicos, como uma mesa bem bonita ou balcão, por exemplo. “Incluiria esse material em um projeto com painéis (de TV ou uma cabeceira) e no piso”, complementa a profissional.

Plantas para um toque natural

Dê mais cor ao ambiente adicionando também algumas plantinhas: “as espécies vão depender da localização do ambiente a ser decorado, da quantidade de incidência de luz no espaço, entre outras coisas. Para não ter erro, invista em cactus que se adaptam a qualquer ambiente, de preferência colocando-os em composições de vasos/cachepôs pequenos e discretos”.

Outra espécie bastante usada no Hygge é a Costela de Adão, que vive bem em ambientes úmidos e com poucas incidência de luz.

20 decorações hygge para se inspirar

Depois de conhecer as características principais do Hygge e dicas para compôr um ambiente com esta tendência, é hora de se inspirar, conhecendo alguns projetos que destacaram bem esta simples filosofia:

1. Acordando com a melhor vista!

FOTO: REPRODUÇÃO / JOSEPHINE INTERIOR

A adição de um tom pastel nesta composição tirou toda a neutralidade do ambiente. A roupa de cama macia é um convite ao conforto, e a cortina transparente é só um charme a mais na decoração, já que o intuito aqui foi valorizar ao máximo a iluminação natural vinda da enorme janela.

2. O pelego é figura cativa no Hygge

FOTO: REPRODUÇÃO / JONAS BJERRE-POULSEN

Seja como tapete, um detalhe jogado em uma cadeira ou na cama, você verá muitas imagens com o desejado pelego na decoração. Feito de pelúcia, a ideia é remeter às peles utilizadas antigamente para aquecer do frio dinamarquês.

3. Adicione texturas também nas almofadas

FOTO: REPRODUÇÃO / APÊ 41

Elas darão um toque mais pessoal no ambiente, além de serem ideais para dar um aconchego a mais para o seu sofá ou cama. Peças de pelúcia e com estampas étnicas são as mais queridas por quem busca pelo Hygge.

4. Cactos no banheiro

FOTO: REPRODUÇÃO / APÊ 41

Um banheiro não precisa ser um ambiente úmido sem identidade. Um banho se torna muito mais gostoso se há uma iluminação aconchegante e elementos que trazem mais conforto a ele, como cactos próximos a janela, deixando tudo com mais cor e alegria.

5. Cinza e branco para não ter erro

FOTO: REPRODUÇÃO / AGNIESZKA KARAŚ

Essas são as duas cores que mais costumam ser usadas em ambientes hygge, apesar de não ser uma regra. Bege, tons pastel, além dos tons terrosos usados em doses homeopáticas também fazem parte da cartela de cores.

6. Vigas aparentes no teto

Neste ambiente, a madeira se fez presente em diversos pontos: nas vigas instaladas no teto, justamente para dar este aspecto nórdico à sala, a textura de somente uma das paredes e também no piso, que seguiu o mesmo tom das vigas e aqueceu bem o ambiente.

7. Incluindo conforto na cozinha integrada

FOTO: REPRODUÇÃO / 404 APÊ

A decoração escandinava tem muitas adições hygge em sua composição, e o que difere uma da outra são pequenos elementos, como a madeira no lugar do mármore, granito ou ferro. Aqui o tampo de madeira bruta aqueceu a sóbria cozinha, e os utensílios e as frutas a mostra deram mais vida ao ambiente.

8. Madeira, branco e vime

FOTO: REPRODUÇÃO / JAQUELINE KREHNKE

A gente sente o acolhimento só de olhar para esta imagem, não acha? Perceba a delicadeza dos detalhes, que acaloraram a sala, desde a manta esticada na poltrona, a almofada com temática de folhas e as plantinhas dando um toque especial ao ambiente. Nem o pet da família foi esquecido, e seus aposentos combinam perfeitamente com o cesto da prateleira e a luminária de vime.

9. O mais importante é manter o conforto

FOTO: REPRODUÇÃO / NATYA WOLFF

O interessante do estilo hygge é que ao entrar no ambiente, temos a nítida sensação que alguém vive lá dentro mesmo! A decoração repleta de objetos pessoais, texturas convidativas ao relaxamento e uma organização não tão meticulosa são características intimistas e com a cara desta tendência.

10. Um ambiente caseiro repleto de conforto

FOTO: REPRODUÇÃO / EL RINCON DE VERONICA

Mais do que bonito, o hygge preserva o conforto acima de tudo. E claro que o confortável também pode ser elegante. A simplicidade de materiais rústicos, misturados a sobriedade das cores de destaque resultam em um casamento perfeito na composição.

11. Um incrível e enorme painel de madeira

FOTO: REPRODUÇÃO / APARTAMENTO 84

O painel instalado até o teto deu o toque natural que o ambiente precisava. E olha quem está acomodado em cima do sofá novamente: ele, o amado pelego! Pra completar o conjunto da obra, plantinhas dispostas no canto do rack e na prateleira ao alto deram aquela revitalizada no espaço sóbrio, e um tapete cinza para aquecer o piso frio.

12. A cabeceira aquecendo o quarto

FOTO: REPRODUÇÃO / APARTAMENTO 84

Para dar mais calor ao dormitório, a cabeceira de madeira ocupando toda a parede combinou perfeitamente com o criado-mudo. A arandela vazada trouxe a mesma proposta do pendente diamante, pois seu formato vazado permite que a lâmpada ilumine bem o ambiente. E olha quem está aí de novo marcando presença em cima da cama: sim! O pelego!

13. Louças a mostra

FOTO: REPRODUÇÃO / APARTAMENTO 84

Louça bonita é para ser mostrada! Aproveite para deixá-las a mostra, seja deixando-as em uma prateleira aberta, ou para conservá-las sempre limpas, em armários com portas de vidro. Uma característica bem caseira para a cozinha hygge.

14. Um quarto simples e confortável

FOTO: REPRODUÇÃO / MORANDO COM AMOR

Encontrar uma cama de madeira hoje em dia pode não ser uma tarefa fácil, mas nada que uma bela garimpada em antiquários não resolva. Aliás, a peça se tornará um destaque exclusivo e pessoal no dormitório, pode apostar.

15. Trabalhando com aconchego

FOTO: REPRODUÇÃO / MORANDO COM AMOR

O home-office acima ganhou uma mesa de tampo e cavaletes de madeira, aquecendo o espaço junto ao pelego. Os elementos decorativos seguiram a cartela de cores sóbrias da proposta, e o papel de parede somou um toque pessoal de seus moradores, sem abusar das cores para não perder a luz rebatida vinda da janela.

16. Não economize em almofadas

FOTO: REPRODUÇÃO / JEFERSON ARAUJO

Use e abuse de mantas quentinhas e almofadas sortidas para decorar a sala. O sofá também merece ter um tecido bem gostoso, daqueles que fica até difícil de levantar, tamanho conforto. E não se esqueça de um tapete bem macio pra afofar os pés nele!

17. Costela de Adão em um incrível cachepô

FOTO: REPRODUÇÃO / APÊ 41

As enormes folhagens desta espécie se destacam com maestria na decoração hygge. O cachepô étnico incluiu estilo e bom gosto ao ambiente, que juntamente com o buffet de madeira, aqueceram com muito conforto a sala de jantar.

18. A beleza está nos detalhes

FOTO: REPRODUÇÃO / APÊ 41

A natureza pode ser muito bem lembrada nas gravuras dos quadros, como nesta imagens. Pôsteres de árvores, folhas e insetos foram emoldurados e elegantemente repousados neste buffet retrô. Uma maneira peculiar de dar vida ao corredor da casa.

19. Tecidos naturais e texturas macias são mais indicados

FOTO: REPRODUÇÃO / DA CASA DA PATI

Eles “abraçam” os usuários do ambiente com muito conforto, portanto, não estranhe se um convidado acabar cochilando no seu cantinho, ok? Impossível não se sentir à vontade em um lugar assim.

20. A iluminação acompanha a proposta

FOTO: REPRODUÇÃO / DA CASA DA PATI

À noite, quanto mais confortável for a iluminação, melhor. Para isso, muitos projetos incluem não só velas, como pisca-pisca e luminárias amenas. Deixe de lado as luzes brancas, porque de frio já basta a cartela de cores utilizada, e a ideia é deixar o ambiente aconchegante e não com cara de hospital.

10 itens hygge para comprar e decorar a casa

A seguir, você encontra algumas opções online para adicionar à sua decoração:

1. Pelego branco

COMPRE NA HYGGE DECOR

2. Manta Favo de Mel

COMPRE NA HYGGE DECOR

3. Mini caixote de madeira

COMPRE NA HYGGE DECOR

4. Almofadas de veludo

COMPRE NA STOREHOUSE

5. Porta Retrato Corda

COMPRE NA STOREHOUSE

6. Arandela com aramado

COMPRE NA TRYBO

7. Almofada de pelúcia

COMPRE NA TOK STOK

8. Mesa de madeira

COMPRE NA ETNA

9. Velas aromatizadas

COMPRE NA ETNA

10. Baú de madeira maciça

COMPRE NA TOK STOK

Então, pronta para trazer esse estilo dinamarquês para dentro da sua casa aqui no Brasil? Lembre-se que o hygge vai muito além de uma decoração simples, é um estilo de vida aconchegante!

Fonte: Tua Casa