Gerenciamento de Projetos by Russo Ventura Arquitetura

Fundado, em 2003, o escritório Russo Ventura Arquitetura, das arquitetas Mariana Russo e Fernanda Ventura, atua na criação de projetos de arquitetura e interiores residencial, comercial e hospitalar. Além disso, desde 2010, o escritório passou a contar com um setor de gerenciamento de obras, em sociedade com a engenheira civil Mônica Fragoso, que foi estruturado, independente da área de criação de projetos, com o objetivo de atender a outros escritórios de arquitetura.

Segundo Fernanda Ventura, toda obra necessita de um gestor, ou seja, de uma empresa que além de executar a parte civil, deve gerir todo o andamento até a ocupação do usuário. “É muito comum o cliente contratar uma construtora para o serviço de obra civil. Porém, as etapas que vem após o fim da parte bruta, como a montagem de armários, marcenaria, instalação de luminárias, granitos, louças e metais, entre outras, precisam ser feitas por um encarregado de uma empresa ou pelo próprio cliente, que, muitas vezes, sendo leigo no assunto, entra na obra para terminá-la. Já vimos muitos clientes aborrecidos e traumatizados com isso”, conta, acrescentando que, quando o cliente compra um projeto de arquitetura, compra a concepção do projeto e uma orientação para executá-lo. “Mas, o contrato não abrange tomar conta de todos os itens da obra”.

O serviço de gerenciamento de obras tem início com o envio do projeto executivo e detalhamentos do projeto que deseja ser orçado. Para a parte civil (elétrica, hidráulica, forros, pintura, alvenaria e revestimentos) é dado um orçamento de preço fechado e prazo conforme a necessidade do cliente. Já para os demais itens, sendo do desejo do cliente, há a cotação com dois ou três fornecedores, agendamento e acompanhamento de toda a execução sob forma de taxa de administração. “Este último escopo vai até onde o cliente quiser. Já tivemos clientes que compramos enxoval e forramos a cama, como empresas que até porta lápis arrumamos”, diz a arquiteta.

O cliente não precisa ir à obra. Ele acompanha tudo virtualmente com fotos semanais e relatórios gerenciais. No final da obra, além da garantia, ele recebe tudo em arquivo virtual e físico, com notas fiscais, e-mails importantes, manuais e garantias. “Com isso, ele ganha tempo e tem a garantia de que sua obra foi realmente cotada e feita com valor justo. E o arquiteto tem a garantia de que seu projeto, estudado por outros arquitetos e engenheiros, será bem executado e compatibilizado com os demais itens, economizando o seu tempo”, frisa.

Os principais projetos gerenciados pelo escritório Russo Ventura Arquitetura são comerciais, mas também há residenciais. Entre eles estão: PriceWaterhouse Coopers, Loja Claro, Loja Adom, Hospital de Olhos Santa Luzia, Loja Caracol e algumas casas em condomínios da Reserva do Paiva. No momento, o escritório está preparando uma equipe exclusiva para atendimento de lojas comerciais e shoppings centers, devido à demanda do mercado.

www.russoventura.com.br