Lalique – Puro luxo

A LALIQUE, uma das marcas mais luxuosas do planeta, comercializa cristais, joias, perfumes e objetos de decoração (especialmente lustres, vasos e espelhos) através de 50 luxuosas lojas próprias localizadas em cidades como New York, Chicago, Costa Mesa, Monte Carlo, Riad, Paris, Lyon, Genebra e Xangai. Além disso, os produtos da grife também são vendidos em aproximadamente 1.000 famosas joalherias e lojas de departamento em mais de 80 países.

O joalheiro e vidreiro René Jules Lalique nasceu no dia 6 de abril de 1860 na pequena cidade de Ay, na bela região de Champagne, na França. Filho único de um vendedor de miudezas, ele venceu seu primeiro concurso de desenho aos 11 anos de idade, e aos 16 começava a estudar ourivesaria em Paris sendo aprendiz do joalheiro Louis Aucoq. Dois anos mais tarde, mudava-se para Londres dando prosseguimento aos seus estudos na escola de arte Syndenham. Mais dois anos depois, com o fechamento da escola, ele voltou a Paris, passando a fazer um curso de escultura. Em 1881, decidiu começar a trabalhar como joalheiro independente para marcas famosas e tradicionais do setor, como por exemplo, Boucheron e Cartier, tornando-se assim conhecido e respeitado como um exímio criador do estilo Art Nouveau. Suas experiências iniciais com trabalhos em vidro, que afinal iriam consagrá-lo mundialmente, começaram em 1883. Data desse ano o primeiro frasco de perfume criado por Lalique, no formato de uma lágrima, feito em uma fôrma de pão no fogão de seu ateliê.

A Exposição Universal, realizada em Paris em 1900, projetou a marca internacionalmente com seus broches e escovas para cabelo, mas foi apenas em 1907 que aconteceu o encontro que faria dele o grande mestre dos frascos de perfume. Na época, tanto a loja onde ele vendia seus produtos quanto à tradicional perfumaria Coty estavam localizadas na mesma rua, em endereços contíguos, nos números 23 e 24. François Coty, então uma espécie de rei dos perfumes, pediu ao vizinho que criasse frascos para seus aromas. O primeiro perfume fruto desta parceria foi o L’Effleurt, com seu belo frasco em Art Nouveau.

Foi na década de 1920 que Lalique começou a fabricar uma vasta gama de objetos como vasos, taças, copos, candelabros, relógios e luminárias de mesa em forma de estátuas.

Durante a Exibição de Paris de 1925, expôs joias e objetos de luxo com novos e modernos designs, aumentando ainda mais sua reputação já consagrada e fazendo de suas peças as mais cobiçadas durante a década. Atuante também na decoração de interiores e na arquitetura, ele foi o principal defensor da utilização do vidro como objeto decorativo e funcional, com o objetivo de iluminar ambientes. Foi no ano de 1929, que René, fascinado pela flora mediterrânica, criou o vaso Languedoc, cujo relevo acentuado de folhas de cacto se tornou um ícone da marca.

Depois de fabricar por mais de oito décadas os mais belos frascos de perfumes que o mundo já viu, a marca francesa criou seu primeiro perfume no início dos anos de 1990, iniciando assim uma verdadeira busca pelo líquido aromático perfeito com o lançamento de várias fragrâncias exclusivas nos anos seguintes. Foi a partir desta década que a LALIQUE iniciou a inauguração de suas luxuosas e exclusivas butiques em grandes cidades do mundo. No ano de 2005 teve início uma bem-sucedida parceria entre a fabricante de uísques The Macallan e a prestigiada cristaleria francesa, que originaria em verdadeiras joias raras para os apreciadores deste líquido sagrado. As duas marcas sempre acreditaram fielmente que a fabricação de uísques e de cristais eram formas de arte que deveriam ser inspiradoras, e não apenas um mero processo de produção que poderia ser substituído por um pouco de lógica e por máquinas. Foi então que surgiu a primeira edição limitada The Macallan in Lalique Decanter (o tradicional uísque em uma garrafa de cristal LALIQUE, com produção limitada), que reunia o incontestável Mestre dos Cristais e o supremo Mestre dos Uísques.

Em 2008, a tradicional marca foi adquirida pela empresa suíça Art et Fragrance (agora conhecido como Lalique Groupe). Nos últimos anos, sinônimo de cristais finos, a marca francesa fez inúmeras parcerias com grandes designers para renovar sua imagem. Entre essas parcerias se destacam as firmadas com a designer e empresária Tina Green, uma das mulheres mais ricas da Inglaterra, com a criação de uma linha de móveis e acessórios para casa; com a fundação Yves Klein, que assinou esculturas no tradicional azul Yves Klein; e a arquiteta iraniana Zaha Hadid, com a criação de uma edição limitada de vasos de cristal. Além disso, em 2013 a marca francesa uniu forças com a fabricante britânica de carros de luxo Bentley Motors para criar uma fragrância masculina que tem o cheiro característico dos bancos de couro dos veículos. A fragrância, batizada de Lalique for Bentley, custava a bagatela de £3 mil, e chegou ao mercado em uma embalagem de cristal de 40 mililitros.

A fantástica Villa René Lalique, localizada na região da Alsácia, na pequena cidade de Wingen-sur-Moder na França, abriu suas portas no dia 18 de setembro de 2015. A Villa, construída por René Lalique em 1920, foi transformada em um suntuoso hotel com seis suítes exclusivas e um restaurante gastronômico badalado, que foi premiado com duas estrelas no Guia Michelin. A remodelação e decoração do histórico local que serviu de residência para René Lalique foram realizadas pelos designers de interiores Lady Tina Green e Pietro Mingarelli. A beleza do restaurante é retratada por seu lustre central feito com placas de cristais, a elegância dos cálices, os garçons discretos, sorridentes e ligeiramente descontraídos, e o detalhe do porta-rolhas em cristal fosco.

A excepcional adega do restaurante é o lar de uma das melhores coleções de vinhos da Europa (20.000 garrafas em estoque).

Fonte: Blog Mundo das Marcas

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