Lourival Costa

Uma fonte de muito prazer e constante empolgação. É com esta definição, que o arquiteto Lourival Costa fala sobre o que a arquitetura representa na sua vida. Atuante no planejamento de espaços comerciais e residenciais, sobretudo projetos de arquitetura para espaços interiores e casas de praia ou de campo, ele sempre procura ser fiel aos princípios básicos da arquitetura moderna e aos seus métodos, graças aos quais os projetos podem ser realizados com mais precisão e segurança. Tal postura, como consequência, imprime aos trabalhos um estilo racional e purista. “Dizendo de outra forma, sem muito ‘pra quê isso’ e bastante ordenados”, explica ele. Uma das características mais marcantes do trabalho do arquiteto é um certo rigor funcional e estético, atrelado à possibilidade técnica de boa execução e escolha de produtos de qualidade. Um trabalho minuciosamente planejado e exaustivamente burilado, ou seja, muito pouco intuitivo. “Dessa maneira, sempre posso justificar todas as decisões projetuais tomadas”.

Logo que se formou em arquitetura e urbanismo, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1985, Lourival passou a compartilhar um escritório com os arquitetos Frederico Sérgio e Gustavo Bandeira, para os quais havia sido estagiário, ao mesmo tempo em que era também arquiteto colaborador do escritório de Carlos Augusto Lira. “Nesse início de carreira, contei com o apoio profissional de todos eles, assim como de minha prima, Alice Siqueira, também arquiteta. Sou muito grato a essas pessoas por terem compartilhado comigo alguns dos seus projetos e valiosos ensinamentos que contribuíram significativamente para a minha formação e aprimoramento profissional”, frisa.

No início dos anos 2000, tendo participado de todos os maiores eventos de decoração do Estado, o escritório de Lourival foi destacado pela Revista Viver Bem como um dos vinte mais atuantes das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Nessa mesma época, voltou a estudar e, em 2006, foi aprovado no concurso para professor do curso de design da UFPE, no Centro Acadêmico do Agreste, iniciando a carreira acadêmica. Na UFPE, paralelamente à atividade de ensino, tem realizado projetos de extensão e de pesquisa nas áreas de ergonomia do ambiente construído, design de mobiliário, design contemporâneo e os espaços interiores, assim como sobre a paisagem urbana midiática. Na área da pesquisa, entretanto, possui diversos artigos científicos apresentados em congressos internacionais dentro e fora do Brasil. Lourival Costa possui especialização em ergonomia (2002), mestrado em design, na área de design e ergonomia (2005), e doutorado em desenvolvimento urbano, na área de projeto do edifício e da cidade (2012), todos pela UFPE.