Mostra RioMar Casa humaniza experiência de “morar” sob a ótica dos arquitetos

Evento, realizado entre 25 de abril e 26 de maio em Recife, demonstra que é possível aplicar alto padrão da arquitetura e design de forma funcional e viável

Fotos por Marcelo Marona

A essência da arquitetura e da decoração é transformar espaços para o conforto e o bem-estar das pessoas. Com esse conceito, a 4ª edição da Mostra RioMar Casa, que acontece entre os dias 25 de abril e 26 de maio no shopping RioMar Recife, em Pernambuco, demonstra que é possível vivenciar “o morar” sob a ótica dos arquitetos e designers de interiores de forma funcional e viável. O evento gratuito propõe a convivência entre as pessoas, com espaços humanizados, pensando no que há de melhor do segmento de arquitetura, decoração e paisagismo, com itens adequados a realidade mundial: design, conforto, conectividade, conteúdo, automação e projetos viáveis.

“A mostra traz um formato diferenciado por se distanciar da arquitetura conceitual e se aproximar do jeito de morar contemporâneo sem dispensar o alto padrão nos projetos. Os ambientes unem a inovação, sustentabilidade e tendências de design, mas humanizando os espaços, mostrando que é possível aplicar as ideias dos arquitetos nas casas dos visitantes”, destaca a diretora criativa do evento Carlota Guerra.

Com o tema Viva a Experiência do Novo, a mostra reúne 38 projetos/ ambientes em uma área de 1.950 mil m² e espera receber 85 mil visitantes durante os mais de 30 dias de evento. Serão vários espaços, dentre eles, cinco apartamentos completos, como flats, lofts e estúdio. Além de uma planta renovada, que foi desenvolvida pelo escritório pernambucano de arquitetura Morais e Amaral, a quarta edição traz novidades como a oportunidade de convivência com novos talentos da arquitetura, além de profissionais com escritórios consolidados. Ao todo, 145 arquitetos e designers do Nordeste vão assinar os projetos inspirados na casa contemporânea.

O jeito pernambucano de morar estará presente em diversos ambientes, a começar pelo Hall Galeria projetado pelo arquiteto Kleber Carvalho com revestimentos do Grupo Fragnani, indústria com projeção no Nordeste pelas marcas Incenor e Tecnogres. O ambiente reúne a arte pernambucana por meio de obras de artistas plásticos e fotógrafos.

“Nossa missão é a valorização do talento de todos os envolvidos, da excelência e da inovação. Estar em Pernambuco, com o olhar no mundo, apresentando os lançamentos das grandes feiras do setor. Estar sempre à frente, promovendo o encontro do público com a arquitetura e o design. O tema escolhido, por si só, convida todos a viver uma incrível experiência”, pondera Carlota Guerra.

A ideia é a construção de uma plataforma completa de interação do público com eventos diários, ambientes dinâmicos, sem custo de bilheteria e em horário ampliado. O dia a dia da vida moderna à disposição das pessoas para aprendizado e consumo. Outra surpresa da mostra é a Cozinha Show, projeto que será o centro das atenções e um espaço propício para confraternização e eventos que fazem parte da programação. Alinhada a uma tendência mundial, o evento privilegiará o paisagismo e os materiais naturais, tornando a planta confortável e bonita. Inovando, o evento apresentará uma praça verde, um lugar para descanso, contemplação e convivência. Os visitantes também terão acesso a um amplo mix comercial de gastronomia e de serviços.