O chef do ano

“Nunca sonhei chegar onde estou. Consegui porque tenho uma equipe dedicada, apaixonada e entusiasmada, que se distingue pela vontade de aprender sempre mais e fazer cada vez melhor.”

José Avillez

 

José Avillez, jovem chef portuguêsJosé Avillez, jovem chef português, recebeu este ano o prêmio de melhor cozinheiro, atribuído pela Academia Internacional da Gastronomia. O Chef recebeu o prêmio em Paris, o tão desejado Grand prix de l”Art de la Cuisine, que corresponde ao Oscar da Gastronomia Mundial. Depois de ter sido o primeiro chef português a ser distinguido com duas estrelas Michelin, a segunda recebeu em 2013, tornou-se forte candidato a premiação.

Premiação até então inédita para o País, o Chef vence tamanha distinção, confirmando as críticas que vem recebendo dos gastrônomos mais exigentes do planeta, que confirmam a mais que merecida e aguardada, terceira estrela no Michelin. O nome do chef português junta-se assim à lista dos melhores cozinheiros mundiais onde estão Alain Ducasse, Joel Robuchon, Thomas Keller, Pierre Gagnaire, Heston Blumenthal, Joan Roca, Grant Achatz, Massimo Bottura, Alex Atala, que desde 1990, têm sido distinguidos pela Academia Internacional de Gastronomia. O prêmio concedido vem definitivamente colocar a gastronomia portuguesa ao lado das melhores do mundo, provando que o trabalho iniciado há alguns anos pela nova geração dos chefes locais, está sendo consagrada além fronteiras.

Prato gastronomico feito pelo Chef Jose AvillezA HISTÓRIA

Português e cozinheiro, José Avillez tem como principal missão promover a gastronomia portuguesa e contribuir para que Portugal seja um destino gastronómico de excelência. É considerado uma das grandes referências da gastronomia em Portugal e tem-se destacado pelo espírito empreendedor e pela vontade de ir mais além.

A enorme curiosidade, o gosto pelas viagens e a vontade incessante de experimentar e aprender têm contribuído decisivamente para a sua criatividade e evolução, mas a grande fonte de inspiração é a cozinha portuguesa.

Prato gastronomico feito pelo Chef Jose AvillezDefine-se como um chef apaixonado pela cozinha e pelo seu país, inovador e criativo, mas que nunca esquece a tradição, a qualidade, a autenticidade e o valor do trabalho.

José Avillez cresceu perto do mar e do pinhal, em Cascais, o que influenciou de forma decisiva o seu trabalho. Na Universidade estudou Comunicação Empresarial, recebeu orientação da principal autora sobre gastronomia tradicional portuguesa, Maria de Lourdes Modesto e estagiou em diversos restaurantes em Portugal e no estrangeiro, com destaque para o El Bulli de Ferran Adrià, que transformou a sua visão sobre a cozinha.

Logo da BelcantoEm 2008 assumiu o lugar de chef executivo do histórico restaurante Tavares, em Lisboa, espaço onde viria a ganhar a primeira Estrela Michelin (2009), e, em 2011, decidiu abrir os seus próprios restaurantes. Atualmente tem vários restaurantes em Lisboa e no Porto, cada um com o seu próprio conceito, mas todos exprimindo a sua enorme paixão pela cozinha.

José Avillez conta com muitas dezenas de colaboradores entusiasmados que, além de apoiarem o funcionamento dos restaurantes, o ajudam a desenvolver os seus diferentes projetos, entre os quais se destacam os programas de televisão, os livros e os vinhos com a sua assinatura. No Belcanto, distinguido com duas estrelas Michelin e considerado um dos cem melhores restaurantes do mundo pela prestigiada “The World’s 50 Best Restaurants List”, José Avillez oferece uma cozinha portuguesa revisitada num ambiente sofisticado que ainda mantém um certo romantismo do antigo Chiado. Esta é a cozinha que verdadeiramente o identifica e que expressa a sua evolução criativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *