O Minimalismo de Cecilie Manz

O Minimalismo de Cecilie Manz, a Designer do ano da Maison & Objet Paris

É chegada a hora da primeira edição parisiense da Maison & Objet Paris. A exposição acontecerá de 19 a 23 de janeiro e segue na linha minimalista, tendência em todos os setores do décor mundial. Materiais mais leves, abstração geométrica, transparência, padrões halo, estruturas de rosca, matizes etéreos, preto e branco; essas são as regras do silêncio formal que devem reinar na exposição e dar forma a criações.

A feira de design elegeu a dinamarquesa Cecilie Manz como a designer do ano da edição de janeiro de 2018.

Conhecida pelas linhas minimalistas, típicas do estilo escandinavo, os produtos assinados por Cecilie estão espalhados por todo o mundo, e suas criações podem ser encontradas nas coleções permanentes de instituições como o Museum of Modern Art (MoMA, New York) e o Designmuseum Danmark (Museu de Design, Dinamarca).

“Uma nova palavra precisa ser inventada para descrever com precisão o trabalho de Cecilie Manz, uma palavra que evoque calor e minimalismo, dois aspectos eminentemente característicos de seus designs que são tão inspirados quanto inspiracionais”, justificou a feira em anúncio no site oficial.

“A Cecilie representa o que há de melhor no mindset escandinavo: humildade, minimalismo e um respeito ilimitado pelos materiais”.

A designer passou a maior parte de sua infância na loja de seus pais Bodil e Richard, dois ceramistas muito conhecidos na Dinamarca. Tudo começou com os estudos na The Royal Danish Academy of Fine Arts, onde Cecilie se especializou em móveis e objetos do dia-a-dia. Um semestre fora do país na Universidade de Arte e Design de Helsinki (Finlândia) aumentou a sua consciência sobre as características do design escandinavo. Em 1998, após apenas um ano da graduação na escola dinamarquesa de design, fundou seu próprio escritório, que tem sido o foco de seu trabalho desde então.

Uma das suas mais recentes criações foi a coleção LUV para a Duravit, líder internacional na fabricação de produtos para salas de banho. Com uma série completa de peças para banheiro, foi a primeira vez que a designer trabalhou com materiais cerâmicos.

“A minha colaboração com a Duravit me levou a um território totalmente novo em todos os aspectos. Esta não foi apenas uma oportunidade de trabalhar com um novo material, mas também foi a primeira vez em minha carreira que estive focada na criação de peças para banheiro”, disse Cecilie.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *