RioMar Design & Decor – Primeira Edição

CORES, FORMAS, LUZ E TEXTURA

A primeira edição apresenta doze ambientes em temas que exprimem conceito e qualidade.

Por Carla Guerra

Entrada do evento riomar design decor 2015

PERNAMBUCO CELEIRO DE TENDÊNCIAS PARA A ARQUITETURA E DECORAÇÃO

O projeto do RioMar Design & Decor foi criado com objetivo de traduzir para o público nordestino, em especial o pernambucano, o que acontece no mundo em conceito e produtos. Com a presença de talentosos arquitetos, o Salão trouxe para o mall do shopping uma galeria de vitrines, com uma abrangente mostra de design para a arquitetura de interiores. Em espaço do piso L3, uma exposição de ambientes conceituais, divididos em temas, são apresentados através do olhar de cada arquiteto convidado. Romero Duarte apresenta a madeira como elemento natural, Ana Paula Cascão traz os segredos da mistura de estilos, Mônica Paes une o brilho da laca, a leveza do acrílico, a rusticidade da palha e a trama dos tapetes. O universo tridimensional na decoração é o tema de Tony Jordão, que apresenta o conceito aplicado à madeira, metal, acrílico e polipropileno, com efeitos de movimento e ilusão de ótica. Luiza Nogueira e Simone Lima trazem a modernidade do mobiliário industrializado junto a peças artísticas, como em uma galeria.

RioMar Design Decor 2015

Novas aplicações para a iluminação enquanto elemento decorativo é o tema de Nadjânia Gomes e Erick Dayan, do ND Studio. No conceito abordado, a luz ganha destaque e status de obra de arte. Josemar da Costa Júnior e André Azevedo mostram a tendência do minimalismo, caracterizada pela simplificação da forma, móveis compactos e multifuncionais, em ambiente aconchegante e clean. Acácio Costa, Viviane Manzi e Clara Soares, a partir de uma curadoria, fazem uma leitura do mix de lojas do Shopping, traduzindo o seu conceito de design.

Bruna Lobo, Danielle Paes Barreto e Soraya Carneiro Leão trazem a cor eleita como referência em 2015, pelo Instituto Pantone, a Marsala, um tom de vermelho terra encontrado em tecidos, objetos, mobiliário, etc. Outras cores tendência para este ano são o fúcsia e o cinza industrial, que estão aplicadas no lindo ambiente de Maury Santana. O arquiteto demonstra a harmonia na decoração trazida pelos tons, caracterizados pela beleza vibrante e austeridade.

RioMar design e decor 2015Sumaya Duarte, George Casé e Paula Salgueiro ensinam a personalizar a decoração com estampas em tecidos, tapetes e revestimentos, tornando cada ambiente único e diferente. Maria do Loreto e Rodrigo Duarte apresentam tendências em ambientes de áreas externas, conceito que abrange as varandas gourmets e recantos de jardim em lounge varanda no evento.

O coletivo da mostra apresenta um retrato da grandiosidade do mercado pernambucano, com empresas que são referência na qualidade e no design, dentre elas: Casapronta Interiores, Real Premium, A3 Design, Cromotela, Trendd, Villa Pietra, Domodi Móveis, Allumé Iluminação, Etna, Tok&Stok, Impermal/Vallongo, Bianco & Quiaro e Spicy.

No caderno especial, os ambientes dos arquitetos e uma mostra baseada no tema de cada um de produtos recém lançados no mercado mundial, que traduzem e exemplificam cada conceito apresentado. A curadoria do Salão e desses produtos é de Carla Guerra, jornalista especializada e editora da revista, com projeto da Carlota Comunicação, empresa especializada em eventos, relações públicas e projetos de mídia para a arquitetura e decoração.

Maury Santana ambiente

CINZA E FÚCSIA SÃO TENDÊNCIA

O espaço assinado pelo arquiteto Maury Santana retrata o diálogo entre a beleza vibrante do fúcsia e a austeridade do cinza industrial. Foi criada uma base de concreto e sobre ela foi trabalhada uma paleta em tons rosados: indo do roxo ao rosa pálido. Ainda pontuam o ambiente alguns elementos em madeira.

“Sintetizamos duas cores, o fúcsia e o cinza industrial, cores de 2015 para decoração. Trouxemos a madeira, o tapete de pele e o painel de madeira para dar uma quebrada nessa questão do concreto.” – Arquiteto Maury Santana


O MINIMALISMO NAS FORMAS PURASambiente de josemar costa junior andre azevedo

O minimalismo da década de 50 é uma tendência para o design de interiores. Caracterizada pela simplificação da forma, determina que os móveis sejam compactos, multifuncionais e eficientes. Transforma o ambiente em um local mais aconchegante e clean, com cores mais suaves e informações visuais na medida certa. Este estilo casual e descontraído é também atribuído à nova escola escandinava de desenvolvimento de mobiliário e complementos.

“O minimalismo é praticidade, se adequa de maneira perfeita à época atual, tudo se encaixa perfeitamente, não há excesso de móveis.” – Arquiteto Josemar Costa Jr.


Ambiente de Nadjania Gomes e Eric Dayan no RioMar Decor e Design 2015A ILUMINAÇÃO COMO ELEMENTO DECORATIVO

A iluminação ganha destaque e status de obra de arte, ocupando lugar especial na decoração. Além de valorizar os detalhes do ambiente, utiliza tecnologias inovadoras que economizam energia. O jogo de luz e sombra é um importante apelo criativo, proporcionando uma atmosfera agradável e bonita. Um projeto eficiente de iluminação pode transformar e valorizar a decoração.

“Nos inspiramos nas novas tecnologias, no design high tech, na internet, na comunicação de massa, trouxemos uma proposta que busca a comunicação com o público.” – ND Studio de Arquitetura e Design


Ambiente de Romero Duarte no RioMar Design e Decor 2015MADEIRA, ELEMENTO NATURAL

A relação homem e natureza é traduzida, sugerindo uma atmosfera de harmonia e tranquilidade, em contraste com as grandes metrópoles. Mobiliário em madeira natural e seus complementos são tendência. Diferentes formas e texturas destacam-se por sua beleza. A arquitetura tem buscado na madeira um elemento de retorno do homem moderno às suas origens. O Prêmio Pritzker 2014 é uma prova disso, com a escolha do arquiteto Shigeru Ban. As peças garimpadas e sugeridas no projeto demonstram que a tendência veio para ficar.

“O mobiliário em madeira natural e seus complementos destacam-se por sua beleza, diferentes formas e texturas. Nos baseamos principalmente nas obras de Shigeru Ban, um arquiteto japonês vencedor do Oscar da Arquitetura, o Prêmio Pritzker.” – Arquiteto Romero Duarte


Unacasa Ambiente no RioMar Design e Decor 2015A ESTAMPARIA QUE FAZ A DIFERENÇA

Tecidos, tapetes e revestimentos trazem o caminho para a personalização da decoração, tornando cada ambiente único e diferente. A estamparia traduz todo o conceito a partir da escolha dos padrões, cores e texturas. Tons pastéis e degradê, em harmonia com mobiliário multicor, são unidos por um mix de estampas. A proposta é contemporânea e sóbria, alinhada a um projeto que contempla o conforto e a qualidade da escolha dos elementos.

“Nos inspiramos na imagem da indiana, que representa a mistura de estampas, e também em Milão para o piso e parede, onde trabalhamos com bases neutras. A estamparia não é só papel de parede, é um tema muito presente na mistura de cores e em quadros também.” – UnaCasa


Ambiente de Monica Paes no RioMar Design e Decor 2015AS FIBRAS NA DECORAÇÃO

A convivência das fibras com os mais diversos materiais e acabamentos pode ter a harmonia perfeita, com um projeto de design de interiores que preserve as características de cada elemento. No projeto da arquiteta, o brilho da laca, a leveza do acrílico, a rusticidade da palha e a trama dos tapetes se complementam em sintonia. O design arrojado pode trazer sofisticação aos produtos e ambientes.

“Acho fantástico você poder tirar partido da fibra natural, um material que não compromete do ponto de vista ecológico, e usar a mão de obra humana em um produto que veio da natureza para fazer uma obra de arte.” – Arquiteta Mônica Paes


Ambiente de ana paula cascão no RioMar Design e Decor 2015A MISTURA DE ESTILOS

Fiel ao repertório estético de valores como elegância e qualidade, o ambiente mistura estilos e elementos sem perder o olhar apurado sobre materiais e épocas distintas, buscando, sobretudo, a criatividade e harmonia.

O resultado proporciona funcionalidade e bem estar, deixando o espaço aconchegante. A proposta de decoração surpreendente traz elegância e ousadia, criando espaços únicos com um cenário incrível.

“No meu espaço, a Mistura de Estilos, fiz uma sala de estar com peças rústicas, antigas, contemporâneas, tudo pra trazer esse aconchego ao ambiente.” – Arquiteta Ana Paula Cascão


Ambiente de Tony Jordão no RioMar Design e Decor 2015

A TRIDIMENSIONALIDADE

Com o advento do 3D nas telas do cinema, o universo tridimensional passou a ser sinônimo de modernidade. As estampas e os revestimentos trazem padrões geométricos com efeitos de movimento e ilusão de ótica. As linhas de construção dos softwares de modelagem passam a ser uma referência de inspiração na apresentação estética dos materiais. No espaço do arquiteto, o conceito é aplicado à madeira, ao metal, ao acrílico e ao polipropileno.

“Escolhi objetos, materiais, móveis, para mostrar de que forma a tridimensionalidade influencia na arquitetura, na decoração. Trazemos uma explicação de como o 3D se manifesta no papel, na madeira, no metal e no polipropileno.” – Arquiteto Tony Jordão


Ambiente da Arqmulti no RioMar Design e Decor 2015MARSALA – A COR DO ANO

A cada ano pesquisas são realizadas por birôs internacionais de tendência e uma cor é escolhida como referência para os setores criativos.

A cor de 2015 é Marsala, um tom de vermelho terra encontrado em tecidos, objetos, mobiliário, maquiagem, tintas, roupas, etc.

No projeto apresentado, a aplicação da cor sob a ótica da decoração e do design.

“Buscamos retratar a integração da moda, do design, da arquitetura de interiores, mostrando que uma cor não fica restrita a um setor, mas que evidencia em todos os seguimentos.” – ArqMulti


Ambiente de luiza nogueira e simone lima no RioMar Design e Decor 2015A CASA GALERIA, ARTE E DESIGN

A inserção da arte popular ou erudita em ambientes residenciais, em convivência
com móveis de design, está em alta. A decoração contemporânea traz em perfeita harmonia a modernidade do mobiliário industrializado e peças artísticas, como em uma galeria. O projeto apresenta uma sugestão charmosa e funcional sobre o tema.

“Trazemos um pouco da cultura e dos mestres pernambucanos junto a móveis de design para o público conferir na decoração, como em uma galeria.” – Arquitetas Luiza Nogueira e Simone Lima


Ambiente de maria do loreto e Rodrigo duarte no RioMar Design e Decor 2015VARANDA DOMODI LOUNGE RIOMAR

Um ambiente bonito e decorado com o que há de moderno e funcional para áreas externas. Um lugar de contemplação e convivência para o público visitante do Salão. Apresentando a tendência das varandas gourmets e também recanto de jardim, o projeto traz o conforto aliado ao design.

“Partimos para a varanda gourmet com o objetivo de criar um clima para o visitante sentir, dentro do shopping, a intimidade proporcionada pelos móveis de área externa.” – Arquitetos Maria do Loreto e Rodrigo Duarte Arquitetos Associados


Ambiente da A2 arquitetura no riomar Design e Decor 2015ESPAÇO DE TENDÊNCIAS RIOMAR

O Shopping tem em seu mix de lojas uma grande oferta de possibilidades para os que desejam encontrar produtos para decoração. Cores, formas e materiais podem ser
encontrados em forma de móveis, objetos, luminárias e complementos. A curadoria dos jovens arquitetos traz vitrines que apontam as tendências e as opções para o design de interiores.

“Gostamos da ideia do evento, onde o público alcançado é bem maior, fica mais acessível, e isso é bom para o consumidor de arquitetura. O que criamos mostra que as pessoas podem fazer algo legal e acessível.” – A2 Arquitetos


Tony Pedrosa no RioMar Design Decor 2015A FORÇA DO PAPEL DE PAREDE

O designer Tony Pedrosa foi convidado pela A3 Design, empresa especializada em papel de paredes e parceira no evento, para personalizar a área do Salão. O resultado foi um show de técnica e talento. Vários padrões foram apresentados, formando um conjunto harmônico e bonito.


 Ambiente riomar design e decoração 2015NOVOS MATERIAIS

O RioMar Design & Decor foi escolhido pela empresa Cromotela para sua estreia na oferta de produtos para o mercado de arquitetura e decoração. Com larga experiência, construída ao longo de mais de duas décadas no fornecimento de serviços e projetos de sinalização para o mercado empresarial e de eventos, a empresa se lança em mais um desafio: atender ao rigoroso segmento de design para arquitetura de interiores. A experiência no atendimento com excelência está pautada em uma sólida carteira de clientes como: Claro SA, Gerdau, Ampla Comunicação, Ag. Grupo 9, Ag. Arcos Propaganda, Prensa Comunicação, Governo do Estado, Prefeitura do Recife, Shopping Tacaruna, Delta Café, Julietto e Infraero, só para citar alguns.

A empresa é referência em seu segmento atendendo também fora de Pernambuco, com grandes projetos executados em Maceió, João Pessoa, Natal, Fortaleza e Piauí.

Para o mercado de arquitetura de interiores, a empresa se renova e inova criando a Cromotela Criative Center, que oferecerá a personalização dos produtos desenvolvidos por arquitetos e designers de interiores na decoração em paredes, estofados, superfícies como madeira e projetos especiais. No ambiente, persianas Real Premium e móveis Tok&Stok.


Alexandre e Marcio Landim no Riomar Design e Decor 2015

Alexandre e Marcio Landim no Riomar Design e Decor 2015


A DUPLA QUE TRANSFORMA LUZ EM ARTE

Nas mãos dos especialistas em design natalino, Alexandre e Marcio Landim, luz vira arte. Prestes a completar dez anos à frente da Lumibrasil Iluminação, a dupla participa do RioMar Design & Decor, levando produtos inéditos e confeccionados especialmente para a 1ª edição da mostra. Eles também são responsáveis pela magia do Natal das cidades de Salvador e Aracaju, além da iluminação natalina dos principais Shoppings da Bahia, Sergipe, Recife, Fortaleza e Manaus.

Tendo a luz como personagem principal, os irmãos Landim criam peças exclusivas que unem toda a criatividade do grupo à matéria prima utilizada no Natal.

Iluminação por Alexandre e Marcio Landim no Riomar Design e Decor 2015

“As peças podem ser produzidas com materiais diversos e, na maioria das vezes, aliadas ao LED em forma de fita, mangueira ou cordão. Como nossas peças são personalizadas, cada empreendimento ou cliente se torna uma fonte de inspiração. Buscamos fazer acontecer através dos nossos projetos os sonhos desses clientes, ouvindo, criando, planejando e executando”, declara Alexandre Landim.

Sediada na capital baiana, a Lumibrasil é especializada em iluminação decorativa de Natal. De acordo com Mácio Landim, a ideia surgiu após a repercussão positiva do primeiro projeto desenvolvido para o Natal de Salvador, em 2006.

“Por conta do sucesso do projeto, começamos a avaliar e estudar o mercado. Foi quando identificamos uma carência de empresas especializadas nesse seguimento. Aos poucos, fomos nos profissionalizando para atender à demanda do mercado de iluminação externa de Natal. Nossa busca por inovação é constante, estamos sempre pesquisando novos produtos, procurando oferecer o máximo de qualidade aos nossos projetos”, revela o designer.

Na capital pernambucana, a Lumibrasil Iluminação vem se destacando desde o ano de 2012, com projetos especiais para o Natal dos Shoppings RioMar, Guararapes, Tacaruna, Plaza, além da sede do Grupo JCPM.