Vidros e espelhos da Vivix compõem ambientes do Riomar Casa 2019

4ª edição da mostra aconteceu gratuitamente entre os dias 25 de abril e 26 de maio no Shopping RioMar.

Fotos por Marcelo Marona

O vidro é elemento indispensável para arquitetos e designers de interiores que buscam transmitir mais leveza, equilíbrio, luminosidade natural, elegância, praticidade e sofisticação em seus projetos. Com o intuito de mostrar a versatilidade da aplicação dos vidros e espelhos na ambientação de casas, apartamentos e espaços diversos, a Vivix Vidros Planos, empresa do Grupo Cornélio Brennand, participou da 4ª edição da mostra RioMar Casa, que este ano aconteceu entre os dias 25 de abril e 26 de maio, no Shopping RioMar, Zona Sul do Recife, em Pernambuco, com 38 ambientes instalados em uma área de 1.950 m².

“Com o tema ‘Viva a Experiência’, a mostra RioMar Casa está totalmente alinhada com o conceito da Vivix Vidros Planos, que é estar sempre à frente das tendências, criando e proporcionando o novo, na vanguarda, vendo o mundo com novos olhos todos os dias. Por isso, para a Vivix é fundamental participar de mostras que visam o conforto e o bem-estar das pessoas através de espaços que utilizam tecnologias energeticamente eficientes, produtos ecológicos e contemporâneos”, destaca Viviane Moscoso, gerente de produto da Vivix.

Dos 38 projetos assinados por arquitetos e designers de escritórios consolidados do Nordeste, entre apartamentos completos, flats, lofts, estúdios, estabelecimentos comerciais, etc., alguns receberam aplicações de produtos da Vivix Vidros Planos, com destaque para as linhas Vivix Performa (vidros de proteção solar) e Vivix Spelia (espelhos), Vivix Decora (vidros pintados) e Vivix Lamina (vidros laminados). A mostra traz o melhor do segmento de arquitetura, decoração e paisagismo, com itens adequados à realidade mundial: design, conforto, conectividade, conteúdo, automação e projetos viáveis.

Vivenciando os espaços criados pelos profissionais na RioMar Casa, foi possível descobrir as inúmeras possibilidades e inovações que os vidros e espelhos podem proporcionar a um ambiente, o que vai além de fachadas de edificações ou box de banheiros. Aplicados em cômodos internos ou até mesmo em objetos decorativos, os produtos Vivix proporcionam a integração de ambientes e a sensação de amplitude dos espaços, além de transmitirem equilíbrio e leveza. A ideia é transformar a relação entre as pessoas e seus lares em momentos mais harmônicos e aconchegantes.

COZINHA PRINCIPAL

Dentre os ambientes de destaque com aplicações da Vivix, está o projeto “Cozinha Principal” assinado pela arquiteta Ana Paula Vasconcelos, o qual três móveis utilizam os produtos Vivix: O louceiro, painel adega de vinho e a fruteira. “Na concepção do projeto recordei da cozinha da casa da minha avó, na infância, que era o grande centro da casa. O espaço foi idealizado para pessoas que gostam de cozinhar, de reunir amigos e familiares ao redor da mesa da cozinha para uma experiência confortável e aconchegante”,
descreve a arquiteta.

O louceiro é aberto como uma estante e no fundo contém um espelho da linha Vivix Spelia incolor, proporcionando um efeito de duplicidade das taças expostas. O móvel também tem uma porta fechada transparente e ao mesmo tempo espelhada, com a utilização dos vidros de proteção solar Vivix Performa na cor cinza. Já a fruteira aparece como uma caixa de vidro transparente e espelhada, também com aplicação do Vivix Performa cinza. Já o painel adega é um expositor para guardar vinhos com uma estante que contém uma caixa de rolhas em vidro Vivix Performa cinza e montantes com encaixe para garrafas de vinho, deixando-as na posição horizontal e presas apenas pelo gargalo, também em Vivix Performa cinza.

“A intenção é valorizar o vidro dentro da decoração e a exposição dos itens da cozinha, a exemplo dos vinhos, das frutas e das taças, ao mesmo tempo trazendo a sofisticação do espelhado e harmonizando o ambiente”, ressalta a arquiteta.

BARBEARIA SHOP

Assinado pelo designer de interiores Tony Pedrosa, o projeto intitulado “Barbearia Shop” é uma sugestão para sair da mesmice. No lugar do retrô, da madeira e do design com pegada industrial que costumam compor os espaços das atuais barbearias, o arquiteto optou seguir por uma linha mais sofisticada, sem perder a masculinidade.

“A barbearia que trago para a mostra quebra o retrô e o despojado, seguindo para um ambiente mais sofisticado. É um espaço minimalista e monocromático em tons de azul. Na parede em frente à cadeira principal de atendimento ao cliente, resolvemos sair do espelho comum e utilizar a linha Vivix Spelia na cor bronze. O espelho terá um corte mais arredondado, proporcionando conforto e sofisticação ao espaço”, explica Tony Pedrosa.

Já a vitrine da barbearia utilizará o vidro da linha Vivix Performa na cor bronze. “Nós fizemos um jogo de luz, onde o vidro por fora terá uma transparência e por dentro será completamente espelhado”, revela o designer de interiores.

QUARTO PRINCIPAL DO CASAL

O ambiente intitulado “Quarto principal do casal”, assinado pelas arquitetas Ana Moura e Ana Carolina, foi pensado para atender profissionais liberais e executivos que necessitam de uma atmosfera propícia para recarregar as energias para o dia seguinte. Sua ambientação utilizará o espelho Vivix Spelia incolor. “Escolhemos o produto Vivix pela qualidade, durabilidade e por sabermos que o espelho quando bem utilizado em um projeto arquitetônico se torna atemporal, sem contar na valorização do espaço”, destacam as arquitetas explicando como se deu a concepção do projeto: “Quando projetamos o nosso espaço, pensamos no conceito de um Quarto
para relaxar, pois, com a rotina intensa e tão atribulada, as pessoas ao chegar em casa precisam ter um espaço que alie conforto, relaxamento e levem ao prazer”.

HALL GALERIA

Ressaltando três pilares básicos em seu projeto, o social o ecológico e o cultural, o arquiteto Kleber Carvalho assina o “Hall Galeria” na RioMar Casa. O lounge traz uma proposta mais horizontal. É um ambiente aberto com colunas de vigas que marcam o espaço mas não sobrecarregam. A marcação desses volumes está no revestimento de espelhos Vivix Spelia na cor bronze. A linha de vidros de proteção solar Vivix Performa bronze aparece em painéis que funcionam como divisórias, que ao mesmo tempo dão leveza e não poluem o ambiente, conforme explica o arquiteto.

“O diferencial do Hall é a nossa preocupação ecológica, a responsabilidade social e a valorização da cultura pernambucana. Temos um jardim suspenso em uma parede inteira, que é um jardim vertical, e um piso clássico com pedras em tons de cinza e marrom em um ambiente natural”, descreve Kleber Carvalho. O espaço reúne a arte local por meio de obras de artistas plásticos e fotógrafos pernambucanos.

LOFT DO EXECUTIVO

O “Loft do Executivo” é um “apartamento” de 25,00m² que foi projetado para um homem moderno e minimalista, que gosta de elementos artísticos e é adepto à vida saudável e prática. Um espaço uniforme onde as áreas de estar, jantar e cozinha se abrem para uma bela vista da varanda principal ao mesmo tempo em que se integram com a área íntima da suíte e com o quarto de banho.

A utilização de divisórios executadas com vidro da linha Vivix Performa na cor cinza elimina as barreiras opacas (paredes e divisórias convencionais), proporcionando transparência e fluidez espacial. Sendo um apartamento de medidas reduzidas, a utilização de paredes revestidas com painéis em espelho, da linha Vivix Spelia na cor cinza, é um artifício que amplia o espaço e evidencia a imagem do executivo. A utilização das caixas em vidro da linha Vivix Performa cinza para a área de banho e privada, assim como a utilização do vidro translúcido da linha Vivix Lamina, na cabeceira da cama, são alguns dos diferenciais do espaço.

“Trabalhamos o conceito do quarto de banho integrado ao closet a fim de evitar maiores fragmentações do espaço e reservar a área de descanso. Tomando como base a praticidade da vida moderna, integramos os ambientes com os vidros e espelhos de forma a potencializar o espaço e minimizar as interferências visuais”, explica o arquiteto George Casé, quem assina o ambiente.

STUDIO ALMA

O escritório Albuquerque + Malvim Arquitetura assina o espaço “Studio Alma”. Neste ambiente, que possui área total de 32 m², o vidro laminado Vivix Lamina translúcido aparece como uma divisória entre o quarto e o banheiro, e também como box para área de banho. A escolha pelo laminado se deu por ser um vidro de segurança, bem como por oferecer privacidade através de sua opacidade,
sem alterar a atmosfera e a coloração que predominam no espaço construído.

BANHEIRO DO CASAL

Camila Bittencourt assina o “Banheiro do Casal”. “O conceito do projeto é proporcionar um ‘spa’ dentro de casa, um banheiro onde o casal possa contemplar momentos a dois em um ambiente de total relaxamento. A ideia foi fazer um misto de revestimentos naturais no ambiente, em harmonia com os produtos da Vivix que transmitem um ar de contemporaneidade ao espaço”. Na composição, a arquiteta usou espelhos redondos da linha Vivix Spelia na cor bronze e, para proporcionar o isolamento térmico, vidros da linha Vivix Performa nos boxes do banheiro. “Todo o ambiente traz tons mais quentes, então por isso eu escolhi usar os produtos Vivix no tom bronze”, complementa Camila Bittencourt.

Serviço:

www.vivixvidrosplanos.com.br
  @vivixvidrosplanos