ESTÚDIO NADA SE LEVA
A revista sempre namorou com o design de qualidade e criativo do Estúdio Nada Se Leva. Com uma produção inovadora, elevaram o design a um patamar de excelência no Brasil. Vamos falar um pouco sobre o Estúdio e sobre André Bastos e Guilherme Ribeiro, fundadores.

Espuma Coleciton
O ESTÚDIO
Criado em agosto de 2005, o estúdio Nada Se Leva surgiu da empatia de estilo entre seus designers André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro. A primeira coleção foi lançada na FirmaCasa e Conceito, loja referência em móveis e objetos de design. O sucesso da coleção se confirma pelas sucessivas matérias na mídia; Casa Vogue, Casa Cláudia, Casa&Jardim, Kaza, Wish Casa, Architetural Digest dentre outras.
As referências vêm de viagens, cinema, arte, pelo amor ao mobiliário e objetos e da experiência profissional anterior de ambos. Com o objetivo de trazer para hoje o que é lúdico e nostálgico, usando tecnologias modernas e fazendo parcerias com indústrias nacionais, explorando todas as suas capacidades.
A dupla de designers André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, é responsável pela criação e coordenação geral dos projetos.Em 2006 já vendia para lojistas em todo o Brasil e em 2010 para três lojas em Londres. André, nascido em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, estudou Medicina. Atuou durante 10 anos no mundo da moda, com sua loja de roupa feminina, Villa Due.
Guilherme, formado em belas artes e comunicação em Nova York, atuou no mercado internacional de publicidade e design durante dez anos. Trabalhou como designer na Bianco & Cucco, em Milão. Foi Diretor de Arte na Schell/Mullaney, em Nova York. Voltou ao Brasil para investir na sua propria agência, 2pG, onde atuou como Diretor de Criação. Em 2003, com seu “know-how” em design, produziu sua primeira linha de móveis.
Em 2007 a Nada Se Leva foi convidada para ser responsável pela criação e direção criativa da fábrica de estofados de Santa Catarina, Larco. São mais de 300 produtos (entre sofás, poltronas, cadeiras, mesas, aparadores e homes) desenvolvidos pela NSL para esta marca de móveis de alto padrão.
Desde agosto de 2009 o estúdio é responsável pela curadoria da La Lampe, acompanhando a seleção de produtos, a Identidade da marca e criando coleções – a primeira foi lançada em junho de 2010. No final de 2013 iniciam a direção criativa da marca Amazônia Móveis, que durou 2 anos. Em 2013 são chamados pelo Cultura em Foco, jundo ao IPTI (Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação) para a curadoria do projeto de inclusão social e econômica (em parceria com o Sebrae e BID) que beneficia pequenas comunidades de artesões nos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia.
Em 2014 o estúdio assumiu a Direção Criativa da Líder Interiores. Complexo industrial, atacadista e varejista que tem uma solução completa para o lar, móveis soltos e planejados, para todos ambientes da casa. Com muito sucesso, vimos uma marca mineira com uma tradição de 75 anos alçar vôo para uma relevância nacional.
CONCEITO DO ESTÚDIO
No início a vontade de revisitar o passado foi um desejo mútuo, procurando traduzir um mundo de referências de viagens, cinema e arte para objetos e móveis. Trazer para hoje o que é lúdico e nostálgico, usando tecnologias modernas como o corte a laser, estampas na fórmica, impressão no vidro e materiais inusitados. A tecnologia e o design, para a Nada Se Leva, é a linguagem comum.
É a forma que os designers resgatam o passado unindo-o ao que há de mais novo. Um característica evidente do estúdio é o desapego por uma matéria prima especifica. A inspiração para suas linhas exclusivas, levam em conta a utilização dos materiais mais diversos como madeira, vidro, metal, acrílico, fórmica etc. trabalhadas com alta tecnologia, técnicas tradicionais para explorar novas formas.
Vemos liberdade na eletricidade do nosso estilo. Também agimos em várias áreas, de curadoria a desenvolvimento de produtos. Essa diversidade e liberdade é uma característica forte do nosso trabalho, isso não muda. No nosso trabalho como curadores, encontramos um enorme prazer em olhar para um parceiro e atuar em várias áreas, desde a criação a comunicação e estratégia – por exemplo. Essa capacidade do nosso estúdio de agir olhando a empresa como um todo – um olhar 360 – é algo único no mercado.
O NORDESTE NO MAPA DO DESIGN
Amamos o Nordeste todo! Não é à toa que viajamos muito para cada vez conhecer um lugar mais maravilhoso que outro. Da cultura à culinária, do povo acolhedor, temos muitos amigos em várias capitais, do artesanato, fizemos um trabalho lindo com o Sebrae e Associações de artesãs em Sergipe, Alagoas e Bahia, e todos os parceiros lojistas que tivemos ao longo da nossa história.
Depois de São Paulo, através da FirmaCasa, foi no Nordeste que nosso trabalho teve uma acolhida e relevância maior. Somos muito gratos ao carinho de todos estes anos. Através também da Larco, La Lampe e Líder Interiores continuamos esta relação de intimidade e satisfação.

foto: Renata D’Almeida
SOBRE GUILHERME E ANDRÉ
O olhar de cada um para o outro…
O Gui mais perfeccionista, esteta, detalhista, organizado e extremamente educado, diplomático e elegante. Tem estado mais caseiro nos últimos anos.
O André mais intuitivo, esteta, kind of all over the place (mas dá tudo certo sempre…), adora moda, e é muuuuito festeiro e rueiro. Sua família são seus amigos, e ama suas 2 sobrinhas e 2 sobrinhos.
“No início a vontade de revisitar o passado foi um desejo mútuo, procurando traduzir um mundo de referências de viagens, cinema e arte para objetos e móveis.
Trazer para hoje o que é lúdico e nostálgico, usando tecnologias modernas como o corte a laser, estampas na fórmica, impressão no vidro e materiais inusitados.
A tecnologia e o design, para a Nada Se Leva, é a linguagem comum.” ESTÚDIO NADA SE LEVA
LIFESTYLE GUILHERME
Um lugar no mundo?
Marrocos
Um objeto de design?
Thinking Man’s Chair por Jasper Morrison para Cappellini
Seu perfume?
Acqua di Parma
Livro de cabeceira?
Atualmente – Patti Smith / Linha M
Um sabor?
Agridoce
Sua cor?
Verde!
Um filme?
Assédio de Bernardo Bertolucci
LIFESTYLE ANDRÉ
Um lugar no mundo?
Tóquio
Um objeto de design?
Sofá Boca do Salvador Dali
Seu perfume?
Endymion Penhaligon’s
Livro de cabeceira?
A Volta ao Dia em 80 Mundos de Julio Cortázar
Um sabor?
Magret (Pato)
Sua cor?
Argila
Um filme?
O Sétimo Selo Ingmar Bergman
PRODUTOS DA NADA SE LEVA
POLTRONA E BANCO CANTO – LIDER
A união perfeita entre funcionalidade e design. Com traços simples e longilíneos, essa poltrona remete ao auge do modernismo brasileiro. Os bolsões laterais dão, ao mesmo tempo, charme e funcionalidade, e são perfeitos para guardar notebooks ou livros. Com dimensões generosas, a poltrona canto é ideal para espaços mais amplos. A multiplicidade de matérias, como a estrutura de madeira maciça e o revestimento dos braços com couro sola disponível em diversas cores, cria um design único. Oferece também banqueta opcional para apoio dos pés.
POLTRONA VIVA – LIDER
Ideal para salas de estar, quartos e também para recepções, a poltrona viva encanta pelas suas linhas suaves e orgânicas, inspiradas no modernismo das décadas de 50 e 60, em especial no trabalho dos irmãos Hauner. Seu estofado pode receber desde tecidos mais encorpados – como o couro – até os mais finos, como a seda e o linho. A estrutura em metal pode ser revestida com laca ou com pinturas metalizadas. Tamanha diversidade de acabamento garante múltiplas utilizações, sempre com o mesmo sucesso.
POLTRONA – LIDER
André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro se inspiraram nos irmãos Ernesto e Carlo Hauner, italianos radicados no Brasil, para criar uma poltrona que fala um pouco de cada designer, já que eles também tiveram carreiras independentes. O tubo de madeira que forma a estrutura da peça faz referência a Ernesto, que tinha amor por esse material; já o detalhe no encosto reflete Carlo, que, junto com o austríaco Martin Eisler, elaborava poltronas com asas ou orelhas. O extremo conforto é garantido por percintas, espuma com pouca densidade, manta e couro ou tecido solto, dando um toque macio. O resultado é uma poltrona despojada, ideal para ambientes de estar ou quartos, mas que não se fixa no historicismo, apresentando uma visualidade contemporânea.
LINHA FAROL – LA LAMPE
A linha Farol em latão fosco para a @la_lampe, possui uma cúpula direcionável ideal para criar diferentes efeitos de luz. O desenho é uma releitura lúdica da antiga lanterna sinalizadora. Oferecidos em modelos de mesa, parede e teto.
ESTANTE BRITA – FIRMACASA
Estante Brita do Estúdio Nada se Leva, exclusiva para a Firma Casa, em ferro forjado com prateleiras de vidro fumê de 10mm e pedras Quartzo Rosa, Aragonita Vermelha e Cristal Fumê. A Firma Casa participou da 7ª edição do Design Weekend lançando 2 coleções exclusivas do estúdio Nada se Leva, dos designers André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro.
LINHA ESPUMA – FIRMACASA
A espuma do mar reluzente serviu como inspiração para esta linha de espelhos, mesas e suportes de parede. Estrutura em latão envelhecido com 4 tampos de vidro, espelho e/ou mármore. Seguindo sua busca incessante por trazer ao público o que há de mais contemporâneo no mundo do design, a Firma Casa apresenta a coleção Espuma do estúdio Nada Se Leva. A ideia para essa coleção foi a de traduzir, de forma lúdica, as bolhas de espuma sob o reflexo do sol. “Aí usamos acabamentos variados para as superfícies como vidro incolor, bronze cinza e mármore imperial (no tom de chocolate), além de espelhos, que brincam com duas cores, como o bronze e o incolor”, detalham os designers André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro.
LINHA LUNA – FIRMACASA
Floreira Luna do Estúdio Nada se Leva, exclusiva para a Firma Casa, em aço carbono com banho de latão ou acabamento marrom metalizado e 3 placas de Ágata. A Firma Casa participou da 7ª edição do Design Weekend lançando 2 coleções exclusivas do estúdio Nada se Leva, dos designers André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro. A coleção Luna, mesas e floreiras com o conceito de “tudo aquilo que foi tirado é devolvido à natureza”, tem pedras em formato de Lua, representando um talismã.