JOÃO BRUNO DESIGN
Uma a uma. Demorada e pacientemente. Com toda a mestria. Cada peça criada por João Bruno Videira é feita ao seu tempo no ritmo imposto pelo artesão.

WOOL PANEL | Photographer João Bruno Videira

WOOL TIRE | Photographer Carmo Oliveira

SIDEBOARD | Photographer Carmo Oliveira

Photographer Carmo Oliveira

GRAÇA CHAIR | Photographer Gonçalo Figueiredo
O CONCEITO
Uma a uma. Demorada e pacientemente. Com toda a mestria. Cada peça criada por João Bruno Videira é feita ao seu tempo no ritmo imposto pelo artesão. A lã de Arraiolos é o fio condutor de um trabalho singular, totalmente feito à mão em Portugal.
O trabalho de João Bruno Videira, que assina com marca em nome próprio, tem uma originalidade e identidade próprias. A obra deste artista têxtil português baseia-se no uso e na reinvenção de técnicas e materiais tradicionais, numa fusão entre artesanato, design e arte, que se expressa através de uma linguagem e de uma estética absolutamente contemporâneas. O resultado final traduz-se em peças de mobiliário, objectos e esculturas feitos em lã que são verdadeiras obras de arte.

Photographer Carmo Oliveira
O CRIADOR
Cresceu rodeado de lãs, muito por influência da mãe e da avó, porém a sua vocação para trabalhar esta matéria-prima só mais tarde se viria a revelar. Alimentado pelo sonho que tinha desde criança, foi jornalista e trabalhou em televisão. Uma experiência, sobretudo pela cultura visual, que se viria a revelar determinante no seu percurso.
Prefere o campo à cidade e diz ter alma e coração de alentejano. Foi aliás no Alentejo, na região sul de Portugal, que descobriu o seu dom para trabalhar com a lã de Arraiolos (precisamente de onde são oriundos os tapetes que usam a mesma lã e que lhe dão o nome) e onde viria a criar aquele que se tornou o seu projecto de vida.

Working at the workshop | Photo by João Bruno Videira
Em 2012 regressa às suas origens. Tomar, bem no centro de Portugal, a cidade que o viu nascer é onde actualmente trabalha e tem o seu atelier instalado, embora continue a preferir o campo, onde vive. É rodeado pela natureza, a sua maior fonte de inspiração e na companhia dos seus cães que se sente mais tranquilo. Uma das suas conquistas é ser dono do seu tempo e ser um apaixonado pelo que faz e isso é meio caminho andado para ser feliz.