Salamanca – Precioso patrimônio do reino da Espanha

A Cidade histórica da Espanha está situada na Comunidade Autônoma de Castela e Leão, nas margens do rio Tormes. Salamanca é uma das cidades espanholas mais ricas em monumentos da Idade Média, da Renascença e das épocas clássica e barroca. O que faz dela um destino certo para os que querem usufruir de beleza e patrimônio cultural. Destacam-se as catedrais, o Palácio de La Salina, o Palácio de Anaya, o Palácio de Monterrey, a Casa das Conchas, o Convento das Dueñas e a Torre do Clavero.

A vida quotidiana de Salamanca centra-se na sua famosa e prestigiada universidade, na alegria cosmopolita e poliglota dos seus visitantes e na Plaza Mayor. Esta praça, edificada entre 1729 e1755, é o centro e o símbolo universal da cidade. As principais indústrias da cidade são os curtumes, a cerveja e a moagem de cereais. O turismo também é uma atividade econômica muito importante.

A juventude de milhares de estudantes que migram para lá, em busca de conhecimento, em uma das universidades mais conceituadas do País, fez a cidade rejuvenescer. Salamanca foi escolhida Capital Europeia da Cultura em 2002, sendo o seu centro histórico Patrimônio da Humanidade desde 1988.

A Plaza Mayor é sem dúvida uma das mais belas praças da Espanha e e um dos melhores exemplos da arquitetura barroca na Península. Entregue-se as ruelas da cidade, num passeio a pé. Visite as catedrais e não se esqueça de subir torres medievais, é permitido e um costume. Você pode andar em torno dos terraços exteriores, os pontos de observação e balaustradas para olhar o interior das igrejas, no meio de gárgulas, pináculos e os sinos.

 

O edifício histórico da Universidade, a mais antiga da Espanha, também merece uma visita, é tradição para os turistas tentar encontrar o sapo em sua fachada. No interior, os visitantes podem descobrir outras maravilhas, onde o tempo parece ter parado. Certifique-se de ver a Casa de las Conchas, famosa por sua fachada principal, que é coberta com centenas de conchas. E não se esqueça de subir as Torres La Clerecía e desfrutar da vista espectacular sobre a cidade a partir das varandas, um ponto de vista de tirar o fôlego. Existem excelentes restaurantes com  a tradicional e vanguardista cozinha da Salamanca, com produtos cultivados em pequenos sítios. Prove deliciosos pratos como Guijuelo presunto curado com lentilhas de Armuña, chanfaina, um risoto com arroz, chouriço e carne de porco. A Casa Lis, um impressionante edifício modernista, com vitrais, é apenas um dos tesouros da cidade. É a casa do Art Nouveau e Art Déco Museu com uma incrível coleção de arte decorativa que datam do final do século 19 até o início do século 20.

A cidade possui um número de conventos que possuem significado cultural enorme, especialmente as de San Esteban e de Las Dueñas . Se visitar o último, sugerimos que você experimente os doces caseiros, pelas freiras. Saboreie as suas delícias, como você se sente em paz nos claustros, tendo em vista deslumbrante da Catedral.

E se você gostar de ouvir sobre os mistérios e lendas, visite Cueva de Salamanca, as Grutas de Salamanca, um lugar mágico onde dizem que o Diabo usou o lugar para dar aulas em artes das trevas.  Não há aeroporto em Salamanca. O mais próximo é do de Madri, de onde saem ônibus diários para a cidade, com desembarque na estação da Avenida de Filiberto Villalobos. De trem, partindo da estação Chamartín, na capital, chega-se a Salamanca.